ÂMAZ – Centro Pedagógico Infantojuvenil
O Âmaz é o Núcleo de educação da Cooperativa Casa
do Amparo, situado no bairro social da Porta Nova em Tavira. Perto
do agrupamento de escolas Dom Paio Peres Correia, e na Baixa da Banheira- Barreiro. Desde de outubro
2017. Propondo os seguintes serviços:
Salas de estudos, explicação individual,
preparação para os testes, campo de férias, gabinetes de apoio à criança, ao
jovem e às famílias.
Conceito do nome
Foi atribuído ao projeto de educação o nome de
Âmaz - Centro pedagógico infantojuvenil.
Este nome assenta na nossa forma de encarar todo
o processo educativo. Por um lado, remete para o verbo – AMAR no sentido
de que é importante criar laços afetivos com as crianças de forma a
potencializar as competências sociais pessoais e profissionais. Por outro lado,
inicia-se com a letra A e termina com a letra Z de forma a englobar todo o
processo da aprendizagem da criança ao longo do seu percurso de vida.
Destinatários
Este projeto, destina-se a todas as crianças do
concelho de Tavira. Em idades escolares compreendidas entre os 6 e os 18 anos e
suas famílias.
Resposta Social
Como preocupação social, foi estabelecido
internamente que 10% das vagas são para apoio escolar gratuito às crianças
e famílias mais carenciadas, maioritariamente residentes no bairro social
onde estamos inseridos.
Por outro lado, também temos presentes a
necessidade de intervir junto da população sénior no sentido de contrariar
a literacia ainda existente, com o projeto SABER MAIS, a colocar em prática em
conjunto com o núcleo sénior.
Objetivos do Núcleo
Dar respostas eficazes às famílias em termos de
apoio à gestão familiar;
Disponibilizar o apoio ao estudo junto das
crianças e jovens;
Dar resposta às famílias com maior dificuldade
económica;
Potencializar uma maior taxa de sucesso escolar
contrariando assim o insucesso e/ou abandono escolar;
Dar as ferramentas necessárias às crianças de
forma a poderem evoluir no seu percurso académico;
Incentivar os alunos mais carenciados ou
problemáticos para a importância da educação;
Incentivar à aprendizagem das línguas estrangeiras,
nomeadamente o inglês e/ou francês, ferramentas fundamentais, através de
cursos intensivos ou intercâmbios.
Metodologia de trabalho
A heterogeneidade do projeto proposto exige
diferentes tipos de metodologias tendo em conta o tipo de ação pretendida.
Contudo, na base de qualquer intervenção estarão sempre presente as seguintes
premissas:
A relação de confiança estabelecida entre as
crianças e suas famílias é o pilar do nosso projeto.
A formação contínua dos profissionais é necessária e incentivada pela
direção, no sentido de criar laços entre as equipas de intervenção.
Valores de confidencialidade, respeito e privacidade são assegurados
Avaliações periódicas e contínuas quer da equipa pedagógica, quer dos
alunos indicam formas de melhoria contínua.
Juntos acreditamos que podemos fazer a diferença na vida das pessoas
contribuindo na educação.
Consulte as nossas inscrições.
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