ÂMAZ

ÂMAZ – Centro Pedagógico Infantojuvenil
O Âmaz é o Núcleo de educação da Cooperativa Casa do Amparo, situado no bairro social da Porta Nova em Tavira.  Perto do agrupamento de escolas Dom Paio Peres Correia, e na Baixa da Banheira- Barreiro. Desde de outubro 2017. Propondo os seguintes serviços:
Salas de estudos, explicação individual, preparação para os testes, campo de férias, gabinetes de apoio à criança, ao jovem e às famílias.
Conceito do nome
Foi atribuído ao projeto de educação o nome de Âmaz - Centro pedagógico infantojuvenil. 
Este nome assenta na nossa forma de encarar todo o processo educativo. Por um lado, remete para o verbo – AMAR no sentido de que é importante criar laços afetivos com as crianças de forma a potencializar as competências sociais pessoais e profissionais. Por outro lado, inicia-se com a letra A e termina com a letra Z de forma a englobar todo o processo da aprendizagem da criança ao longo do seu percurso de vida.
Destinatários
Este projeto, destina-se a todas as crianças do concelho de Tavira. Em idades escolares compreendidas entre os 6 e os 18 anos e suas famílias.
Resposta Social
Como preocupação social, foi estabelecido  internamente que 10% das vagas são para apoio escolar gratuito às crianças e famílias mais carenciadas, maioritariamente residentes no bairro social onde estamos inseridos.
Por outro lado, também temos presentes a necessidade de intervir junto da população sénior no sentido de contrariar a literacia ainda existente, com o projeto SABER MAIS, a colocar em prática em conjunto com o núcleo sénior.
Objetivos do Núcleo
Dar respostas eficazes às famílias em termos de apoio à gestão familiar; 
Disponibilizar o apoio ao estudo junto das crianças e jovens; 
Dar resposta às famílias com maior dificuldade económica;
Potencializar uma maior taxa de sucesso escolar contrariando assim o insucesso e/ou abandono escolar;
Dar as ferramentas necessárias às crianças de forma a poderem evoluir no seu percurso académico;
Incentivar os alunos mais carenciados ou problemáticos para a importância da educação;
Incentivar à aprendizagem das línguas estrangeiras, nomeadamente o inglês e/ou francês, ferramentas fundamentais, através de cursos intensivos ou intercâmbios.
Metodologia de trabalho
A heterogeneidade do projeto proposto exige diferentes tipos de metodologias tendo em conta o tipo de ação pretendida. Contudo, na base de qualquer intervenção estarão sempre presente as seguintes premissas:
A relação de confiança estabelecida entre as crianças e suas famílias é o pilar do nosso projeto. 
A formação contínua dos profissionais é necessária e incentivada pela direção, no sentido de criar laços entre as equipas de intervenção.
Valores de confidencialidade, respeito e privacidade são assegurados
Avaliações periódicas e contínuas quer da equipa pedagógica, quer dos alunos indicam formas de melhoria contínua.
Juntos acreditamos que podemos fazer a diferença na vida das pessoas contribuindo na educação.

Consulte as nossas inscrições.

Sem comentários:

Enviar um comentário